Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Orientações para as políticas de emprego dos Estados - Membros

A Comissão do Emprego e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu tece anualmente recomendações relativas às orientações para as políticas de emprego dos Estados-Membros.
No entanto, como já ocorreu em anos anteriores, a maioria política representada nesta Comissão, demitiu-se de discutir novas recomendações, preferindo continuar com as orientações para a política de emprego de 2010, não propondo as mudanças necessárias em relação à política económica e social que a dramática situação social que vivemos exige.
Enquanto se insistir na aplicação de reforma laborais, de forma a liquidar o sistema de segurança social, com o objectivo de introduzir a flexigurança, o aumento da idade da reforma, baixar salários e retirar direitos aos trabalhadores, iremos continuar com o crescimento do desemprego, nomeadamente juvenil, da pobreza e das desigualdades sociais.
Não aceitamos a continuação destas políticas e exigimos novas orientações para as políticas de emprego dos Estados-Membros, orientações que não ataquem mas defendam os direitos consagrados dos trabalhadores, o direito à contratação colectiva e aos direitos sociais adquiridos.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu