Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Operação "carne fraca" no Brasil

A polícia federal brasileira revelou esta semana um gigantesco esquema de fraude e venda de carnes adulteradas envolvendo as principais marcas do país. Foram 29 as companhias investigadas, incluindo as duas gigantes JBS, das marcas Friboi, Seara e Big Frango, e a BRF, dona da Sadia e Perdigão.

Entre o rol de irregularidades investigadas destaca-se a reembalagem de produtos em fim de período de validade, injeção de água para aumentar o peso das mercadorias e uso de ácido ascórbico e ácido sórbico para maquilhar sinais de degradação da carne. Ambos os ácidos são cancerígenos quando usados em doses elevadas. A par destes crimes está associada um rede de corrupção envolvendo funcionários dos serviços oficiais de fiscalização e controlo.

Pergunto à Comissão Europeia como avalia este escândalo vindo daquele que é hoje o maior exportador mundial de carne e o maior fornecedor de carne bovina à União Europeia e que medida irá tomar para proteger os consumidores. Pergunto igualmente que consequência terá este escândalo nas negociações em curso com o Mercosul.

• União Europeia
  • Perguntas