Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

ONG's israelitas de defesa dos direitos da população árabe de Israel

Numa reunião recente com diversas organizações não governamentais israelitas com intervenção na área da defesa dos direitos da população árabe de Israel, foram expressas sérias preocupações quanto ao conteúdo e consequências de algumas leis em discussão e recentemente aprovadas no parlamento israelita - Knesset. Entre outras, foi mencionada a chamada "Boycott Bill", como podendo vir a ter impactos negativos profundos na actividade destas organizações, limitando a sua actuação na área da defesa dos direitos humanos. Entre outras consequências, pode estar em causa o seu financiamento futuro e, logo, a sua existência e actuação.

Tendo em conta que se tratam de associações que recebem ou receberam no passado financiamento da UE, pergunto à Comissão:

1. Tem conhecimento desta situação?

2. Que financiamentos são actualmente atribuídos pela UE a organizações não governamentais israelitas?

2. Que impactos poderá ter a aprovação das referidas leis no financiamento a atribuir, no futuro, pela UE a estas organizações?

• União Europeia
  • Perguntas