Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Óleos parcialmente hidrogenados

O Food and Drug Administration dos EUA emitiu estes dias uma decisão final que dá à indústria alimentar três anos para deixar de usar os óleos parcialmente hidrogenados. Estes representam a principal fonte alimentar de gordura trans. São usados numa grande variedade de produtos como pipoca para micro-ondas, coberturas de bolo, biscoitos, doces, salgadinhos, frituras, donuts, bolos e outros.

A gordura trans é criada através do processo de hidrogenação, acrescentando moléculas de hidrogénio às gorduras altamente insaturados, tais como óleo vegetal, óleo de milho, ou óleo de soja. Após a hidrogenação, o óleo é designado de "parcialmente hidrogenado" na lista de ingredientes do pacote de alimento significando que contem gorduras trans.

O objectivo do governo é prevenir as doenças cardiovasculares. O óleo vegetal hidrogenado (HVO), segundo evidências científicas, eleva risco para a saúde e pode ser responsável por um aumento significativo da probabilidade de ocorrência de ataques cardíacos.

Perante estas evidências, que avaliação faz a Comissão Europeia desta situação e que medida pensa tomar relativamente a esta questão dos óleos parcialmente hidrogenados.

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu