Nota do Gabinete de Imprensa dos Deputados do PCP ao PE

OGM's em debate no Parlamento Europeu<br />Nota de Imprensa dos deputados do PCP ao PE

O Grupo GUE/NGL promoveu hoje, no Parlamento Europeu, um debate público sobre os Organismos Geneticamente Modificados (OGM's). Entre os participantes encontravam-se, a convite do PCP, Margarida Silva, coordenadora da "Plataforma Portuguesa Transgénicos Fora do Prato" e Maria João Pacheco, membro do Conselho Nacional Executivo do Partido Ecologista Os Verdes. Durante a iniciativa foram discutidos os perigos para a soberania alimentar, para o ambiente e biodiversidade e para a saúde pública da introdução de culturas geneticamente modificadas. Foi igualmente discutida a posição da União Europeia (UE) sobre esta matéria, a situação actual em vários países da UE e as formas de luta desenvolvidas, com o objectivo de tornar a UE uma zona livre de OGM's e, no caso de Portugal, o direito dos portugueses decidirem se querem ou não um país livre de OGM's. Recorde-se que os OGM's surgem como uma tentativa de imposição aos agricultores e consumidores, quando os inquéritos de opinião da UE mostram que mais de 2/3 da população dos diferentes Estados-Membros se manifesta contra os OGM's. O que está em causa é a tentativa de controlo por parte de multinacionais da produção agrícola e da alimentação, o que não podemos aceitar. A alimentação é um direito básico da humanidade e todos devem ter acesso a uma alimentação sã, nutritiva e culturalmente apropriada, sendo claro que este direito não pode deixar de estar associado ao direito a produzir. Esta iniciativa revela-se de importância crescida, tendo em conta iniciativas legislativas em debate e votação na Assembleia da República sobre a coexistência de culturas transgénicas em Portugal.

• Ambiente
  • Notas de Imprensa