Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Nos 30 anos do golpe militar no Chile

Abílio Fernandes, membro do Comité Central do PCP, está em Santiago do Chile, onde participa num Fórum Internacional por ocasião dos 30 anos do golpe militar no Chile, promovido pela prestigiada revista “América Livre” e pelo Instituto de Ciências Alejandro Lisschutz (ICAL).

Há trinta anos, os EUA estiveram no centro do golpe terrorista que derrubou o governo legítimo de Salvador Allende.

Há trinta anos, os EUA estimularam, apoiaram e financiaram o golpe de Pinochet que pôs fim ao governo de Unidade Popular e mergulhou o Chile na longa noite de sangue e de terror.

Há dois anos, os EUA sofriam o atentado monstruoso de Manhattan, que gerou um grande movimento de consternação e de simpatia com o povo e a nação americana.

Hoje, a reaccionária administração Bush e a sua política, que se proclama polícia do mundo, em nome da luta legítima contra o terrorismo, pratica e dá cobertura ao terrorismo de Estado, de que são exemplos recentes a ocupação do Iraque e a mentira planetária das armas de destruição maciça e o apoio à política criminosa de Sharon, com a consequente espiral de violência e morte no Médio Oriente.

Combatendo o imperialismo, o terrorismo e o terrorismo de Estado, o PCP manifesta ao povo do Chile, ao Partido Comunista do Chile e às forças de esquerda chilenas a sua activa solidariedade.

• Soberania, Política Externa e Defesa
  • Central