Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Normas de desempenho em matéria de emissões dos automóveis novos de passageiros e dos veículos comerciais ligeiros novos

A gestão da inovação e os ritmos da aplicação em larga escala de novas tecnologias devem ter como factores determinantes a defesa do interesse público, a melhoria da qualidade de vida das populações e a preservação ambiental.

Assim é também com as emissões dos automóveis.

Defendemos, neste como noutros domínios, uma abordagem normativa por contraponto às abordagens de mercado, que têm demonstrado não acautelar os interesses que referi.

As políticas públicas devem enquadrar esta abordagem com estratégias de defesa e promoção do emprego, nomeadamente nos sectores industriais, combatendo desequilíbrios e assimetrias existentes e a lógica predadora das multinacionais.

Mas importa não esquecer algo importante. Por mais que o queiram iludir os arautos do capitalismo verde, o actual paradigma de utilização do automóvel individual, o protagonismo que este adquiriu, em especial nas cidades, é insustentável e deve ser questionado, reclamando uma nova e reforçada centralidade para os transportes colectivos. Uma realidade que o mirífico carro eléctrico não vem alterar substancialmente.

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