Declaração de João Ferreira no Parlamento Europeu

Nomeações nas Comissões

As nomeações nas comissões especializadas reflectem uma necessária negociação, que as antecede, entre os diferentes grupos políticos do Parlamento Europeu, tendo por base o peso relativo de cada grupo em termos numéricos e respeitando o método de Hondt. São igualmente antecedidas de um processo negocial no seio de cada grupo político, entre as respectivas delegações nacionais.

O empenho e firmeza com que interviemos neste processo são inseparáveis de opções que traduzem compromissos que assumimos perante o país, os trabalhadores e o povo, de defender intransigentemente os seus legítimos interesses e aspirações. Mantemos a nossa presença em comissões que consideramos de grande importância, ligadas a sectores produtivos, a sectores estratégicos, aos trabalhadores e às áreas sociais, às mulheres e, em geral, a áreas com um profundo impacto no plano nacional.

A saber: Emprego e Assuntos Sociais; Assuntos Económicos e Monetários; Pescas; Agricultura e Desenvolvimento Rural; Indústria, Investigação e Energia; Transportes e Turismo; Direitos da Mulher e Igualdade dos Géneros. Todavia, não deixamos de acompanhar e de intervir nos trabalhos das demais comissões, tendo como critério essencial desse acompanhamento a importância do que nelas é discutido no plano nacional.

Neste plano, reiteramos a denúncia dos efeitos profundamente negativos das alterações recentemente efectuadas ao Regimento do Parlamento Europeu.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu