Intervenção de Bruno Dias na Assembleia de República, Reunião Plenária

A Assembleia da República tem, com as propostas do PCP, a oportunidade de resolver os problemas em vez de os agravar

Ver vídeo

''

Um reformado com uma reforma de 500 euros vai perder em 2022 cerca de 490 euros do seu poder de compra. O Governo pretende atribuir-lhe uma prestação única de 250 euros para compensar aqueles 490 e, em nome disso, quer cortar-lhe o aumento da pensão em 2023, passando a receber apenas 522 euros em vez dos 540 que manda a lei.

Um trabalhador com um salário de 1000 euros vai perder em 2022 cerca de 700 euros. O Governo quer atribuir-lhe uma prestação única de 125 euros, mas que ainda vai ser sujeita a 23% IRS, ficando em 96 euros líquidos. 96 euros para compensar 700, é a proposta do Governo.

Durante o ano de 2021 o gasóleo e a gasolina chegaram a atingir máximos de aumentos de preços de quase 25%. Em 2022 esses aumentos máximos atingiram já mais 36% em cima dos preços de 2021. Os lucros da GALP no primeiro semestre do ano passaram de 116 milhões para 420 milhões. O Governo não apresenta medidas para travar as subidas dos preços nem para taxar os lucros.

Estas situações da vida concreta das pessoas são na verdade o que está em causa com as votações que agora se realizam nesta Assembleia!

O PCP apresentou e avocou uma proposta para que o poder de compra dos reformados seja reposto por inteiro em 2022, e para que em 2023 as reformas e pensões sejam aumentadas como manda a lei, sem cortes. A maioria absoluta do PS recusou essa proposta!

O PCP propôs soluções para o aumento geral dos salários que reponha e valorize o poder de compra perdido em 2022, de forma a melhorar as condições de vida de todos os trabalhadores, no sector público e no sector privado. PS e a direita recusam essas soluções!

O PCP propôs soluções para controlar e fixar preços dos combustíveis, tal como da eletricidade e do gás. Propôs ainda a taxação efetiva dos lucros extraordinários dos grupos económicos. PS e a direita recusam essas soluções!

A proposta de lei do Governo vem penalizar os reformados e pensionistas, impedindo os aumentos das pensões de reforma a que têm direito.

Mesmo o PSD, ao rejeitar um aumento intercalar das pensões de reforma, e ao propor a retirada da meia pensão, atribuída em outubro, está a defender que não se devolva aos pensionistas o poder de compra que perderam.

Senhor Presidente, Senhores Deputados, o PCP avocou estas propostas a Plenário, e a Assembleia da República tem a oportunidade de resolver e evitar estes problemas – ao invés de os criar e agravar.

  • Assuntos e Sectores Sociais
  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Trabalhadores
  • Intervenções
  • aumento das pensões
  • aumento do salários
  • combate à especulação
  • fixação dos preços