Visita às Oficinas da CP em Guifões

Visita às Oficinas da CP em Guifões

No âmbito do Roteiro da Produção Nacional uma delegação do PCP, encabeçada por Jerónimo de Sousa, visitou hoje as oficinas da CP em Guifões, Matosinhos.

Na visita foi possível verificar e valorizar a reintegração da EMEF na CP, alguma contratação de novos trabalhadores, e o evidente aumento da capacidade de manutenção, recuperação e modernização do material circulante, designadamente o que estava encostado há dezenas de anos e o recentemente adquirido para reutilização.

O reforço destas capacidades, há muito defendidas pelo PCP, tem permitido corresponder a necessidades das populações com o aumento de oferta e a criação de novos serviços em vários itinerários da rede ferroviária nacional.

A exemplo dos resultados atingidos nas oficinas de Guifões é preciso estender às restantes instalações oficinais da CP esta aposta na produção nacional, perspectivando novas etapas como a manutenção do novo material circulante em processo de aquisição.

O PCP apresentou recentemente uma iniciativa na Assembleia da República para que se considerasse um investimento na produção de comboios a longo prazo. Cerca de 3.000 milhões de euros a investir até 2035 apostando em construir em Portugal aquilo que de outra forma o País terá de comprar lá fora.

Nesse sentido, há que criar condições para que as oficinas de Guifões, do Entroncamento e do Barreiro e as instalações da Amadora possam assumir um papel central, a par de outras unidades produtivas, técnicas e científicas nacionais, na possibilidade do País voltar a contar com uma empresa pública dedicada à produção de composições ferroviárias, para o que é necessário, em primeiro lugar, vontade política real.

Portugal, se não produzir cá dentro, terá que comprar nos próximos anos centenas de comboios ao estrangeiro. É preciso que os concurso públicos contenham a exigência de incorporação nacional.

O PCP sai da visita ainda mais convicto de que o País tem condições para produzir comboios, assim haja vontade política.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Central
  • CP
  • Ferrovia
  • Transportes