Intervenção de Joaquim Santos, membro da Comissão Concelhia do Seixal, XXI Congresso do PCP

A acção do CDU no Concelho do Seixal

Ver vídeo

''

Camaradas,

Estamos a menos de 1 ano das próximas eleições autárquicas. No Concelho do Seixal a CDU apresentou 160 propostas de transformação do território e melhoria da qualidade de vida. Com ¾ do mandato percorrido, podemos dizer que a CDU cumpre com a palavra dada. Assim é porque 82% dos compromissos do nosso Programa Eleitoral estão concretizados ou em curso, e estamos a trabalhar para conseguir cumprir na íntegra o nosso compromisso eleitoral.

Mas ao mesmo tempo que cumprimos o Programa Eleitoral da CDU, desenvolvemos um projecto de proximidade e envolvimento das populações, trabalhadores e instituições, que connosco partilham este trajecto de qualificação das nossas localidades, freguesias e Concelho.

Aprofundámos neste mandato o envolvimento das várias instituições locais e do seu contributo no desenvolvimento das várias políticas sectoriais da CMS – os mais recentes são o Conselho Municipal de Desenvolvimento Económico e Social, o Conselho Municipal de Ambiente, o Conselho Municipal de Mobilidade e Transportes, o Conselho Municipal de Cultura, e em preparação o Fórum Seixal Jovem.

O espaço central de apresentação e discussão dos principais temas e projectos com a população, é realizado através do Fórum Seixal onde apresentamos importantes obras e projectos como a Piscina Municipal de Paio Pires, em fase final de construção ou a Escola Básica da Qta. Sto. António na Cruz de Pau, em Amora, já construída.

Ainda lançámos uma outra iniciativa, o Seixal Mais Perto, com visitas dos eleitos a todas as localidades do Concelho, acompanhando o trabalho de cerca de 50 trabalhadores e máquinas de várias áreas operacionais da Câmara, onde para além de acompanharmos in loco os trabalhos das nossas equipas, contactamos as populações.

Estamos ainda com mais um projecto de proximidade, através da criação de um Gabinete de Participação, cujo objectivo é estar mais próximo das pessoas e intervir naquilo que é necessário. Em Corroios e Fernão Ferro, os 2 projectos-piloto desta iniciativa, têm sido muitas as propostas e obras concretizadas por este Gabinete. Desde a passada 5aF que também temos uma nova plataforma digital de gestão de ocorrências. O portal Seixal +, gerido por este Gabinete, vai responder em menos tempo e com mais qualidade àqueles pequenos problemas do dia-a-dia dos nossos munícipes e aproximar a Câmara Municipal do Seixal de cada cidadão.

O Concelho do Seixal, é cada vez mais um território de progresso, qualidade de vida e bem estar, uma terra onde é bom viver, graças ao projecto autárquico da CDU.

Camaradas,

Enquanto eleitos comunistas, temos a responsabilidade de garantir uma permanente ligação aos trabalhadores e às suas preocupações. Por isso decidimos lançar um projecto que chamámos “Conversas com trabalhadores” onde os eleitos vão conversar com um grupos de 10 trabalhadores num ambiente informal, para ouvir as suas propostas e esclarecer e ser esclarecido sobre a nossa Autarquia e o nosso Concelho. Nestas conversas já resolvemos imensos problemas e concretizámos um grande conjunto de sugestões que os nossos trabalhadores colocaram, coisa que nas relações hierarquizadas de trabalho não chegavam via dirigentes.

Ainda a valorização dos trabalhadores e das suas condições de trabalho são características fundamentais do projecto autárquico do PCP. É isso que temos realizado, com 2 edifícios municipais com excelentes condições de trabalho, com as várias dezenas de máquinas e equipamentos de trabalho adquiridos. Mas também com a conclusão dos processos de avaliação e aplicação da opção gestionária, que resultou que entre 2018 e 2020, praticamente todos os trabalhadores da CMS viram os seus salários aumentados, muitos 2 vezes consecutivas. Para o próximo ano temos novamente previstos 1 M€ para a opção gestionária a que adicionámos 0,5 M€ para o mais que justo subsídio de penosidade e risco. PS e PSD tinham chumbado o subsídio de penosidade e risco na Assembleia da Republica, mas agora na votação do Orçamento do Estado foi aprovado. É mais uma conquista do PCP e dos trabalhadores.

Camaradas,

A concretização dos compromissos assumidos com as populações e com os trabalhadores, a defesa intransigente de opções que tantas vezes são contrárias aos interesses dos grandes grupos económicos, veja-se a questão do aeroporto no Montijo, tem colocado o concelho do Seixal e a CDU debaixo do maior ataque de sempre. Iniciou com a TVI, a que se juntaram a Visão, Público, Observador, vários comentadores, tentando encontrar elementos de ataque à nossa credibilidade. Desde os voluntários da Festa do Avante, a Vale de Chícharos, a última foi a dos balneários. Um partido lançou a calúnia que a CMS tinha adquirido uns balneários para a Festa do Avante, quando os encomendámos para conseguirmos mais espaço para os trabalhadores devido à pandemia. Até este ridículo episódio mereceu análise dos polígrafos.

O ataque feroz à credibilidade dos eleitos e das autarquias CDU veiculados por Partidos a que se juntam os seus agentes de comunicação, é parte integrante do ataque ao nosso Partido e do convencimento das pessoas de que os partidos são todos iguais. Mas não somos todos iguais. Eles bem tentam, mas é que não somos mesmo iguais. Participamos na vida política para servir e não nos servirmos. E isso é uma diferença substantiva deste Partido de todos os outros.

Nós somos a força que não se vende, com alicerces profundos nos princípios do trabalho, honestidade e competência. Nós somos a principal força da resistência e da defesa dos valores de Abril, da liberdade e da democracia.

Próximos do ano de centenário do Partido, celebremos com vitórias e conquistas esse marco histórico do nosso povo e do nosso País.

A luta continua!
Viva o PCP!

  • Intervenções
  • XXI Congresso
  • XXI Congresso do PCP