Intervenção de Cristina Coelho, XXI Congresso do PCP

A defesa da água pública no Concelho de Gondomar

''

Uma saudação a todos. Camaradas,

Há mais de 30 anos que PSD, PS e CDS trabalham solidariamente e em plena sintonia para a privatização da água. Em Gondomar, como em muitos outros municípios, assistiu-se à entrega deste serviço essencial a uma empresa privada. Este ano, agravando esta injustiça, com o surto epidémico, os trabalhadores e suas famílias, viram-se obrigados a permanecer mais tempo casa, recebendo faturas da água ainda mais elevadas. A indignação atingiu assim um novo patamar e surgiu um Movimento Cívico em Defesa dos Interesses dos Consumidores das Águas de Gondomar que procura de forma unitária lutar pela redução dos custos da água e pelos direitos dos consumidores Gondomarenses.

Fruto da justeza das suas reinvindicações o movimento cívico tem crescido e em poucos meses desenvolveu várias iniciativas reinvindicativas, como a recolha de assinaturas numa petição que envolveu os comerciantes e a população do concelho que em menos de duas semanas recolheu mais de 9000 assinaturas, promovemos sessões de esclarecimento em diversas freguesias e paralelamente reuniu com o executivo municipal do PS - que mantém uma atitude de inação face ao problema, com palavras vazias e promessas sem cabimento. Executivo que face à indignação popular afirma que valores dos tarifários da água não eram elevados face à qualidade do serviço que prestavam!

Face ao bloqueio do executivo PS, o movimento não esmoreceu e continuou a trabalhar e a 18 de Setembro, promoveu uma manifestação que em pleno estado de contingência fez sair à rua mais de três centenas de gondomarenses contra esta injustiça.

O Partido, que há anos vem denunciando esta situação, tem desde o primeiro momento combatido a privatização da água neste município, estando na dianteira, articulando a intervenção institucional na Câmara Municipal e Assembleia Municipal, com a dinamização da luta. Exigindo que o Executivo PS estude a reversão da concessão e gestão pública da água e resíduos em Gondomar.

Camaradas,

O nosso contributo neste movimento é mais um dos muitos exemplos que este Partido quase centenário está sempre com o povo, não se furtando ao seu papel de organizador e dinamizador da luta reivindicativa. A água é um bem essencial e como tal deve ser pública! Em Gondomar, a luta continuará!
O Partido, os seus militantes, os nossos eleitos prosseguirão esta luta ao lado de todos os Gondomarenses, tendo já novas iniciativas reivindicativas planeadas para este ano.

ORGANIZAR, LUTAR E AVANÇAR não são palavras ocas!

Viva o XXI Congresso do Pcp!
Viva o Partido Comunista Português!

• Intervenções
  • XXI Congresso