Intervenção de António Gonçalves, membro da Direcção da OR Braga, XXI Congresso do PCP

A organização do Partido nas empresas e locais de trabalho no Distrito de Braga

Ver vídeo

''

Em nome dos trabalhadores do Distrito de Braga envio uma calorosa saudação a este nosso XXI Congresso.

Camaradas,

Há dificuldades a nível de Direcção do trabalho junto dos trabalhadores. Precisamos melhorar a nossa articulação de forças e responsabilidades e dar mais atenção à Organização dos trabalhadores nas empresas e locais de trabalho.

Dificuldades acrescidas nesta epidemia, mas que não colocou o Partido fechado em “casa” realizando acções que despoletaram um importante trabalho de denúncia, esclarecimento e mobilização para a luta contra a exploração desenfreada que o capital encetou nestes últimos meses.

Com um enorme esforço e dever, os principais quadros de Partido, garantiram e conseguiram estar em quase todas as grandes empresas do Distrito, alargar o leque de empresas que viram o Partido à sua porta e realizar uma importante jornada de apelo à luta nos sectores do Têxtil, Vestuário e Calçado.

Destacamos, de entre muitas lutas realizadas no nosso distrito, a luta realizada na Mabor, com uma vitória estrondosa dos trabalhadores. Salientamos ainda as lutas na Bosch, na Tesco, na Cabelte, na Aptiv, na Herdmar, na Kyaia, e outras que não cabem nesta intervenção! O Partido esteve sempre presente e solidário com estas lutas o que originou várias iniciativas na Assembleia da República, no Parlamento Europeu e nos órgãos autárquicos locais.

Destacamos ainda um de vários recrutamentos para o Sector Têxtil oriundo de um processo de luta, em que a camarada está já integrada no colectivo com tarefas atribuídas.

Apontamos como trabalho prioritário a realizar:

- A renovação do Organismo de acompanhamento das empresas e locais de trabalho a nível Regional;

- Encetar acções de recrutamento com banca à porta das empresas usando a experiência adquirida com a Campanha Nacional de 5000 contactos que realizamos com êxito;

- Reforçar a sindicalização de membros do Partido e por este meio fortalecer o MSU e ORT, nomeadamente delegados e dirigentes sindicais, representantes dos trabalhadores para a SST e melhorar o acompanhamento às CT, sempre que elas sejam úteis aos trabalhadores;

- Reforçar o Partido com mais responsabilização de quadros, mais organismos de empresa e locais de trabalho, reactivar e criar células de empresa é o caminho para garantir o crescimento e influência do Partido na sociedade.

É com os trabalhadores que o PCP esteve, está e estará, cumprindo o seu papel de vanguarda e defesa de classe. É este Partido o pilar da luta e conquista do socialismo e o comunismo.

Vivam os trabalhadores!
Viva o XXI Congresso!
Viva o PCP!

  • Intervenções
  • XXI Congresso
  • Central
  • XXI Congresso do PCP