Intervenção de José Mendes, XXI Congresso do PCP

Organização Regional de Évora

Ver vídeo

''

Camaradas
A Organização Regional de Évora saúda o XXI Congresso e todos os que não estando presentes, dão corpo e voz a este grande colectivo.
No distrito preparámos o Congresso com 85 reuniões, plenários, debates e assembleias, com mais de 650 participantes.

No distrito, a realidade não se distingue do cenário que aqui têm sido trazado, acentuando o despovoamento, fragilização dos serviços públicos, liquidação da cultura e estruturas de criação artisticas, aumento do desemprego e da precariedade, redução de forças produtivas em vários concelhos e crescentes dificuldades dos micro, pequenos e médios empresários. O Partido tem intervindo sobre esta realidade com acção e proposta.

Camaradas

No conjunto de medidas de reforço e intervenção do partido no distrito, destaca-se a acção de contacto com 5 000 trabalhadores, com mais 300 nomes levantados, a concretização de 250 conversas e 109 recrutamentos, de um total de 164 novos militantes.

Este trabalho permitiu aprofundar e consolidar o conhecimento sobre a realidade das empresas e locais de trabalho do distrito e mostrou as potencialidades que existem. Constituiu-se a célula no Call Center da Fidelidade, na Gestamp e no sector dos enfermeiros e estamos em melhores condições de intervir na Tyco, na Embraer ou na Amorim Isolamentos.

Este trabalho teve impactos na organização e na acção junto dos trabalhadores, confirmando as experiências concretas de intensificação e agravamento no ataque aos direitos e acentuação da exploração; permitiu fazer comunicados e boletins específicos, tribunas e acções à porta das empresas. Reforçou-se ainda o funcionamento do organismo de empresas, ligações aos sectores Aeronáutico, dos Mármores, da Função Pública e revelou-se a necessidade de dinamizar as células dos trabalhadores das autarquias. A partir da campanha do Partido 100 células 100 responsáveis, além da responsabilização de 4 camaradas, deixava um pequeno exemplo: a partir do ficheiro regional identificámos que temos mais de 100 camaradas que são trabalhadores agrícolas com menos de 65 anos. Responsabilizámos 1 camarada, realizámos uma 1º reunião, o que permitiu conhecer as rotas de deslocação e fazer um documento especifico muito bem recebido.

Camaradas, não podemos deixar de destacar a intervenção do Partido, que pela sua iniciativa e luta com as populações deu expressão em vários domínios, como na defesa dos CTT em 5 concelhos; na reposição de freguesias, contra a transferência de encargos para as autarquias, cuidados primários de saúde, construção do Novo Hospital, pela reforço de auxiliares nas escolas, pela defesa da produção e do desenvolvimento das potencialidades da região, da mobilidade e transportes rodo e ferroviários, como o reforço de carreiras e o pleno aproveitamento da linha ferroviária Sines - Caia, para não ficarmos a ver passar comboios, com cais de embarque de mercadorias e estações de passageiros em Vendas Novas, Évora e Alandroal e tantas outras onde a acção do Partido não só nunca faltou como foi determinante para travar, repor e conquistar avanços.

Estamos a procurar intervir sobre a realidade na região em torno do alargamento do capital agrário e da ampliação das zonas de plantação de olival e amendoal intensivo e super intensivo, com todas as consequências no plano do território, do ambiente, do património e saúde das populações.

Nestes anos desenvolvemos uma plena actividade, precisamos agora prosseguir com as orientações que daqui sairão, particularmente no reforço da organização do Partido, da sua capacidade de direcção e responsabilização de quadros, reforçar a intervenção nas empresas e locais de trabalho, o trabalho ideológico, com papel para a imprensa do Partido, o reforço da estructuração de base local e a consolidação da nossa capacidade financeira. Estamos certos que sairemos do XXI Congresso com essa responsabilização colectiva, com a qual a Organização Regional de Évora e os seus militantes se empenharão.

Viva a luta dos trabalhadores e das Populações!
Viva o XXI Congresso
Viva a JCP!
Viva o Partido Comunista Português!

  • Intervenções
  • XXI Congresso
  • Central
  • XXI Congresso do PCP