Intervenção de José Luís de Sousa, Membro do Secretariado e Executivo da Direcção da OR de Leiria , XXI Congresso do PCP

Organização Regional de Leiria

Ver vídeo

''

Camaradas,
No Distrito de Leiria enfrentámos com coragem, determinação e responsabilidade a preparação do nosso Congresso. Realizámos 39 Plenários e Assembleias e 28 reuniões de organismos, que totalizaram quase 700 participações. Neste amplo processo democrático foi generalizado o acordo com o projecto de resolução política.

Camaradas,
Desde o XX congresso os trabalhadores e as populações do Distrito sentiram o efeito positivo das conquistas que pela luta e a intervenção do Partido foram alcançadas. O cinto desapertou um pouco, mas há injustiças e problemas que continuam e aos quais o Governo PS não quis e não quer dar resposta.

A epidemia da COVID19 veio acentuar esses problemas. Trabalhadores de dezenas de empresas estão confrontados com despedimentos colectivos, atropelos a direitos e cortes nos salários. Os agricultores e os pescadores enfrentam sérias dificuldades de subsistência. Os pequenos empresários lutam para não ter de fechar portas. A pobreza está a alastrar com os cortes nos salários e o desemprego que, por exemplo, na Marinha Grande estará a atingir a taxa de quase 16%.

Portanto só há uma conclusão a tirar: É tempo de luta camaradas!

Uma luta que no nosso Distrito não parou ao longo destes quatro anos. Nas empresas e locais de trabalho desenvolveram-se muitas dezenas de lutas, como aquelas mais recentes na Altantis, na Sumol-Compal ou na DS Smith, que muito valorizamos.

Os trabalhadores e as populações do Distrito puderam, e poderão continuar a contar com o nosso Partido.

Estivemos e estaremos na luta em defesa da pesca e dos pescadores, da agricultura e dos agricultores, dos seus rendimentos e condições de trabalho e de vida; em defesa dos serviços públicos e do Serviço Nacional de Saúde; em defesa das florestas e do nosso Pinhal de Leiria devastados pelos incêndios de 2017; em defesa do direito ao transporte público, alcançando vitórias como a da Linha do Oeste; em defesa do ambiente, exigindo a despoluição da Lagoa de Óbidos ou do Rio Lis; e em defesa dos valores de Abril, defendendo a vitória que foi o Museu Nacional da Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, que tanta importância tem nestes tempos de branqueamento do fascismo e de promoção de forças reaccionárias, que, com a nossa luta, não passarão!

Camaradas,
O Partido tem no Distrito de Leiria simultaneamente várias insuficiências e potencialidades. Uma das questões que mais discutimos na preparação do Congresso foi a necessidade de reforçar a organização. É nisso que estamos empenhados. Recrutámos 82 camaradas desde o último congresso, uma parte significativa na campanha dos 5000 contactos que muito valorizamos. Realizámos com sucesso a nossa X Assembleia da Organização Regional e várias Assembleias Concelhias. Demos passos positivos na venda do Avante, e no rigor e empenho na recolha e nas campanhas de fundos – atingimos 76% dos compromissos. Estamos a tentar criar células de empresa, com resultados importantes em sectores industriais. Avançámos na comunicação do Partido, nomeadamente por via electrónica. Travámos com audácia várias batalhas eleitorais, nomeadamente as últimas legislativas e estamos empenhados na batalha das presidenciais.

Em tempos difíceis, de epidemia e promoção do medo, orgulhamo-nos de termos realizado importantes iniciativas, como a Festa de Verão; de termos mobilizado para a nossa Festa do Avante; de não termos parado e de estarmos lá, junto dos trabalhadores e do povo! Na luta!

Sabemos que temos debilidades para ultrapassar, mas uma coisa vos podemos garantir: os comunistas do Distrito de Leiria, terra onde gerações resistiram ao fascismo e onde se travaram lutas históricas da classe operária, estão aqui firmes e determinados para honrar o nosso património de luta! Sempre com os trabalhadores e o povo, pela Democracia e o Socialismo!

Viva o XXI Congresso!
Viva a JCP!
Viva o Partido Comunista Português!

  • Intervenções
  • XXI Congresso
  • Central