Intervenção de Marina Costa, membro do Secretariado da DOR de Portalegre, XXI Congresso do PCP

Organização Regional de Portalegre

Ver vídeo

''

Camaradas,

Em nome da DORPOR, saúdo todos aqueles que, com o seu contributo, ajudaram a construir este Congresso!

Num ano particularmente difícil, pelas razões que conhecemos, a sua preparação, organização e concretização, constitui uma grande vitória do colectivo, que precisa de ser valorizada.

Em Portalegre, participaram na preparação do Congresso 414 camaradas em 61 reuniões plenárias e 2 assembleias de organização, elegendo 13 delegados.

O Projecto de Resolução Política mereceu aceitação geral e a sua discussão demonstrou que o Partido está preocupado com o Partido e com a realidade onde vive, intervém e luta.

Camaradas,

O distrito de Portalegre confronta-se com graves problemas económicos e sociais. Uma realidade que a pandemia veio expor e agravar, mas que não pode ser dissociada de décadas de desinvestimento, de abandono e, em particular, das políticas de direita promovidas pelos sucessivos governos do PS, PSD e CDS.

Portalegre é um distrito isolado, desertificado e envelhecido.

O sector industrial foi destruído, assim como o sector agrícola, dando lugar à concentração da propriedade fundiária, sufocando a agricultura familiar.
Sente-se um esvaziamento e degradação da qualidade dos Serviços Públicos.

Assiste-se à liquidação do pequeno comércio e ao encerramento de empresas.

Acentua-se a falta de protecção e apoio às populações, com o encerramento de extensões de saúde, escolas, vários postos de correio, de GNR e Tribunais.
Mantém-se uma forte carência na rede de transportes e acessibilidades entre os vários pontos do distrito e deste às regiões vizinhas, ao nível das vias rodoferroviárias.

Todos os anos, o distrito de Portalegre perde população.

Aumenta o desemprego e a precariedade laboral. Aumentam as dificuldades para os trabalhadores e as famílias mais fragilizadas. Os jovens vêm-se obrigados a abandonar o distrito porque não arranjam trabalho digno. O que existe é, maioritariamente, mal pago e assente numa linha de sonegação de direitos e exploração.

O PCP continua a lutar por um rumo diferente para o distrito - Lutando por melhores Serviços Públicos; defendendo os trabalhadores; exigindo a rápida concretização de projectos fundamentais para o desenvolvimento da região, como:

• A Construção da Barragem do Crato-Pisão;

• A melhoria das acessibilidades rodo-ferroviárias para mobilidade de pessoas e mercadorias;

Camaradas,

Entre congressos realizaram-se 12 assembleias de organização e responsabilizaram – se 33 quadros.
É fundamental reforçar o Partido:

• Na sua ligação prioritária às empresas e locais de trabalho, com a criação de novas células de trabalhadores na Corticeira Amorim, em Ponte de Sor; no Hospital Distrital de Portalegre; na Dardico, em Avis; na Câmara Municipal de Monforte;

• No recrutamento, integração, acompanhamento e formação de novos militantes - os últimos 5 anos trouxeram 105 novos camaradas;

• No seu contributo para o Movimento Sindical Unitário;

• Na sua intervenção no Poder Local;

• Na sua independência financeira, nomeadamente com a quota em dia e na concretização de campanhas e iniciativas de fundos.

Camaradas,

Passados quase 100 anos, o sonho continua vivo. Cabe a cada um de nós concretizá-lo.

Não podemos deixar que o conformismo, o "não vale a pena", levem a melhor.

Não podemos deixar que o descontentamento e a indignação fiquem fechados em casa, resumidos a conversas de "facebook".

É preciso convencer e chamar estes insatisfeitos à luta organizada! Fazê-los perceber que existe, e é possível, outro caminho, com uma política alternativa, patriótica e de esquerda!

Viva o PCP!

  • Intervenções
  • XXI Congresso
  • Central