Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, Comício «Mais Direitos, Mais Futuro. Não à Precariedade»

"Basta de submissão e dependência!"

Áudio

"Portugal precisa de fazer parar este círculo vicioso de destruição económica e social. Esta espiral de chantagem tem de ser rejeitada pelo governo português. Está na hora de dizer: Basta de submissão e dependência! Portugal precisa de crescer, precisa de se desenvolver. Precisa de eliminar os obstáculos ao seu crescimento e de reunir os instrumentos que lhe permitam aproveitar as oportunidades e potencialidades de desenvolvimento e garantir condições de vida digna para os portugueses", afirmou Jerónimo de Sousa no comício realizado em Ovar.

O Secretário-Geral sublinhou que "a submissão ao Euro, a dívida colossal, a dominação monopolista da banca, são três mecanismos de dependência e três veículos de transferência de recursos para o estrangeiro. Três sujeições de classe ao grande capital financeiro, aos grandes grupos económicos europeus, que deles beneficiam. Em vez de instrumentos ao serviço dos trabalhadores, do povo e do País".

"Três resultados, em larga medida, das imposições da União Europeia. E cuja resolução colide com os objectivos, a orientação, a política e as pressões da UE. Três condicionamentos que forçam ao nível supranacional o que deveria ser tratado nacionalmente. A mesma moeda para países com salários e produtividade, capacidade produtiva e exportadora, perfil industrial e comercial muito diferentes. As mesmas regras para estados menos endividados e estados ultra-endividados. As mesmas exigências para megabancos europeus e bancos nacionais hoje debilitados e onde não faltam práticas de gestão ruinosas, fraudulentas e especulativas. Três problemas interligados, que se alimentaram reciprocamente, e que reclamam uma solução integrada, sem prejuízo dos avanços em cada área" destacou.