Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, Vila Real de Santo António

"Uma política patriótica e de esquerda é possível em Portugal"

Áudio

No encerramento do acto de abertura do novo Centro de Trabalho em Vila Real de Santo António, Jerónimo de Sousa sublinhou que o PCP exige "ao Governo português que seja firme na defesa dos interesses nacionais e afirme o direito do povo português de construir o seu próprio futuro de forma independente e soberana".

O Secretário-Geral afirmou que "a situação política nacional não vai ser nada fácil, a Comissão Europeia e o FMI estão determinados a que abdiquemos da nossa soberania, estão determinados a que sejam eles a mandar, aqui, em Portugal como força ocupante. Não é com radicalismos vocais nem com cedências que nós encontramos solução para os problemas nacionais".

"Nós temos soluções, Portugal tem recursos e potencialidades mas é preciso uma política diferente, uma política patriótica e de esquerda, uma política que considere que a solução para os grandes problemas nacionais passa por uma outra política económica assente no desenvolvimento do aparelho produtivo, mesmo em relação à dívida que hoje nos afoga, só produzindo mais é que nós devemos menos, mas só produzindo mais é que criamos mais empregos e uma melhor distribuição da riqueza produzida, só respeitando os direitos de quem trabalha, ou de quem trabalhou uma vida inteira, se consegue uma evolução positiva na situação económica, só defendendo os serviços públicos conseguimos dar passos adiante na justiça social. Sim, uma política patriótica e de esquerda é possível em Portugal!" disse.