O Mar, alavanca de desenvolvimento local e regional

Integrado na campanha nacional «Por uma Política Alternativa, Patriótica e de Esquerda» promovida pelo PCP, decorreu sábado, dia 23 de Março, organizado pela Organização Regional do Algarve e a Comissão Concelhia de Lagos do Partido Comunista Português, um debate intitulado "O Mar, Alavanca de desenvolvimento local e regional".

Participaram neste debate Paulo Sá, deputado do PCP, Graco Trindade piloto de barra e dirigente do Sindicato de Oficiais de Mar , e Jorge Amorim dirigente do Sindicato de Pescas do Sul, o debate ocorreu no clube Os Artistas em Lagos, e contou com a presença de algumas dezenas de pessoas, entre elas alguns pescadores de Lagos e até de Portimão.

O deputado Paulo Sá abriu a discussão, fazendo um enquadramento da situação política nacional, e apresentando as propostas do PCP para a região ligadas ao mar.

Graco Trindade falou sobre a importância dos portos marítimos para a economia regional, e da necessidade da valorização dos transportes marítimos como factor de desenvolvimento económico.

Por parte do sector das pescas falou Jorge Amorim, referindo a diminuição de rendimentos dos pescadores, devido ao aumento dos custos dos factores de produção e da degradação das condições de trabalho, foi referido também o importante relatório apresentado no Parlamento Europeu, e recentemente aprovado, do eurodeputado João Ferreira sobre as pescas.

Seguiu-se um período de intervenções, onde foram levantadas algumas questões pertinentes, em especial algumas sobre Lagos, como seja: a falta de dragagem do canal e da barra de Lagos; a submissão dos poderes políticos aos interesses económicos da Marina, no caso da cedência de terrenos do porto de pesca para aumentar a marina de Lagos; sobre a licença atribuída para a arte xávega utilizando meios mecânicos, que nada tem a ver com tradicional praticada na Meia Praia.

Nas conclusões do debate foi afirmado que o PCP tem estado atento aos problemas dos sectores de actividade relacionadas com o mar, e dos problemas locais que afectam as populações, e que tem desenvolvido trabalho no sentido de expor e resolver esses mesmos problemas. O PCP tem utilizado os seus organismos locais, regionais e centrais no desenvolvimento dessas lutas.

• Mar e indústria naval
  • Campanha "Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda"
  • Economia e Aparelho Produtivo