Há anos que a prometida modernização da ligação ferroviária entre a cidade do Porto e Vigo foi lançada para o caixote do esquecimento por sucessivos Governos, em especial na primeira década deste século.
A situação de desprezo e quase abandono a que tem sido votada esta ligação ferroviária, cuja importância económica e social deveria ser considerada como relevante para o Norte Litoral do País e para a Galiza, tem provocado uma diminuição da procura, facto que, de forma repetida,
tem constituído pretexto para a CP e a respetiva tutela governamental tentarem extinguir mais uma ligação ferroviária, desta vez, e em especial a ligação ferroviária entre Nine, Valença e Vigo.
Contra esta política de discriminação e de desprezo pelos interesses económicos e sociais da população do Douro Litoral e em especial do Alto Minho se tem levantado, associações empresariais, associações de utentes, autarcas e diversos técnicos e especialistas.
Dando também seguimento a esta imensa onda de indignação, a Cimeira Luso Espanhola realizada em Maio deste ano, na cidade de Porto, acolheu propostas apresentadas para a modernização e otimização da ligação ferroviária Porto-Vigo, tendo sido adotado o princípio da sua progressiva melhoria, a realizar em duas fases.
Assim, foi recentemente tornado público que, no âmbito da reprogramação do QREN concluída há poucos meses, foi incluída a primeira fase dessa intervenção, constituída pela eletrificação do troço Nine/Viana do Castelo.
Toda esta problemática foi largamente abordada na recente visita da Comissão Parlamentar de Economia ao distrito de Viana do Castelo, em 14, 15 e 16 de Outubro, durante a qual diversos interlocutores, desde autarcas a representantes de associações empresariais manifestaram deforma muito viva a necessidade de arrancar com essa intervenção anunciada na linha ferroviária que liga o Porto a Vigo. Idêntica posição foi-nos igualmente transmitida pelo Presidente em exercício do Eixo Atlântico Norte.
Perante o que aqui fica transcrito torna-se inadiável confirmar informações e perceber as reais intenções deste Governo no que à modernização desta linha ferroviária diz respeito. Por isso, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicita-se ao Governo que,
por intermédio do Ministério da Economia e Emprego, sejam respondidas com urgência as seguintes perguntas:
1.Confirma o Governo a disposição de intervir na modernização da linha ferroviária entre o Porto e Vigo em duas fases?
2. Em caso afirmativo, em que consiste cada uma dessas intervenções?
3. Vai ou não ser feita a eletrificação de toda a ligação ferroviária, entre Nine e Valença?
4. E do lado espanhol o que vai suceder?
5. E vai ser ou não ser concretizada a duplicação e retificação do traçado?
6.Confirma o Governo que a primeira fase da modernização corresponde ao troço entre Nine e Viana do Castelo?
7. E confirma-se que esta fase foi integrada na recente reprogramação do QREN?
8. Em caso afirmativo quando é que o Governo pensa que ela vai ser iniciada e concluída?
9.E quanto à segunda fase? Quando é que o Governo pensa arrancar com ela e com que financiamento?
10.No final da modernização integral da ligação ferroviária, qual vai ser o ganho de tempo obtido estimado na ligação Porto-Vigo?
Pergunta ao Governo N.º 721/XII/2
Modernização da ligação ferroviária Porto - Viana - Vigo
