Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização: General Motors Bélgica

Sucedem-se os pedidos de accionamento do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização, em casos de despedimentos massivos de trabalhadores por essa Europa fora. Neste caso trata-se da mobilização de mais de 9 milhões de euros a favor da Bélgica, a fim de prestar assistência a cerca de 2800 trabalhadores despedidos no sector automóvel.

Esta é a terceira mobilização a ser examinada no âmbito do orçamento de 2011. Por conseguinte, deduzindo das dotações disponíveis o montante actualmente solicitado, permanece disponível um montante de 489 628 679 euros até ao final de 2011 dos 500 milhões previstos.

Embora apoiemos esta mobilização, pois torna-se imprescindível apoiar estes trabalhadores, reiteramos as nossas reservas e posição crítica relativamente a este Fundo, por considerarmos que seria mais importante terem sido tomadas medidas de prevenção do desemprego, visando evitá-lo. Para isso, há que mudar as políticas neoliberais vigentes nesta UE, de que é exemplo a insistência na desregulação e liberalização do comércio internacional.

• Trabalhadores
  • União Europeia