Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização: Comunidade Valenciana

Este relatório aprova a mobilização do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização a fim de apoiar a reintegração no mercado de trabalho de trabalhadores despedidos em consequência da crise económica e financeira, neste caso, de trabalhadores espanhóis. Trata-se da mobilização de 1642030 euros, a fim de prestar assistência a mais de 1100 trabalhadores despedidos no sector da construção civil, referentes a despedimentos ocorridos em mais de 500 empresas na Comunidade Valenciana.

Este tipo de pedidos de mobilização do FEG refere-se cada vez mais a casos de despedimentos massivos de trabalhadores por essa Europa fora, uma vez que as políticas têm levado ao agravamento da crise.

Desta forma, não podemos deixar de lamentar a decisão do Conselho de não prolongar, para além de 31 de Dezembro de 2011, a "derrogação crise", que aumentava a taxa de co-financiamento da UE para 65%. Isto significa que os países com maiores dificuldades económicas e sociais, aqueles onde mais têm encerrado empresas e mais desemprego existe, são os que menos poderão recorrer a este fundo. Continuamos a defender o aumento do co-financiamento do FEG sobretudo para os países em condições financeiras frágeis, como Portugal, de forma a garantir que a comparticipação nacional não ultrapasse os 5% do financiamento global previsto

  • Trabalhadores
  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu