Pergunta ao Governo N.º 444/XI/2

Ministério da Saúde desconhece cobrança de juros pela indústria farmacêutica aos hospitais públicos referentes às dívidas com medicamentos

Ministério da Saúde desconhece cobrança de juros pela indústria farmacêutica aos hospitais públicos referentes às dívidas com medicamentos

O desinvestimento do Governo no Serviço Nacional de Saúde reflecte-se também nos atrasos dos pagamentos aos fornecedores, designadamente nas dívidas com medicamentos dos hospitais EPE à indústria farmacêutica.

Foi noticiado, que 14 laboratórios farmacêuticos iriam avançar com a cobrança de juros de mora pela dívida dos hospitais em relação à facturação com medicamentos, no entanto o Ministério da Saúde afirmou que não tinha conhecimento que algum hospital público tivesse recebido notas de cobrança de juros em relação a essas dívidas.

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Óscar Gaspar, em declarações aos órgãos de comunicação social disse que esta questão diz respeito à empresa da indústria farmacêutica e a cada hospital e que “as negociações de preços e condições de pagamento não são feitas pelo Ministério, mas por cada hospital EPE”.

Recordamos ainda declarações da Sra. Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, que iria estabelecer um acordo com a indústria farmacêutica, para o pagamento dos montantes em dívida pelos hospitais e para a redução de preços dos medicamentos.

Ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e em aplicação da alínea d), do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, solicitamos ao Governo, que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1. Qual o montante em dívida real dos hospitais públicos à indústria farmacêutica em relação aos medicamentos? Qual o montante por hospital?

2. Como pretende o Governo resolver este problema?

3. A indústria farmacêutica já avançou com a cobrança de juros de mora pela dívida aos hospitais? Se sim, em que hospitais?

4. Foi possível estabelecer algum acordo com a indústria farmacêutica para o pagamento das dívidas e para a redução dos custos com medicamentos? Se si, em que consiste?

5. O Governo vai reforçar a transferência de verbas para os hospitais EPE, no sentido de lhes atribuir a capacidade financeira necessária para assegurar o seu funcionamento e para efectuar os pagamentos em atraso aos fornecedores, nomeadamente os referentes aos medicamentos à indústria farmacêutica?

  • Saúde
  • Assembleia da República
  • Perguntas ao Governo