Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Mercado do azeite   

O mau tempo e diversas pragas são responsáveis por uma queda sem precedentes na produção de azeite na Europa. As previsões em Espanha apontam para uma queda de 50%, enquanto em Itália a produção caiu 35%. França, Itália, Espanha e Portugal são responsáveis por um quarto da produção mundial de azeite.

Em função desta quebra na produção, o preço do azeite extra virgem aumentou mais de três euros, penalizando fortemente o consumo, que está concentrado essencialmente nos países do sul onde as políticas de austeridade penalizam de forma dramática o poder de compra das populações.

Desta forma, dados da International Olive Council apontam para uma quebra no consumo de 39% na Grécia, 26% na Itália e 6% na Espanha. Ao mesmo tempo, a mesma organização dá conta de aumentos significativos no consumo de azeite nos Estados Unidos (+18%), no Japão (76%) e na China (150%). Todos estes dados indicam a presença de uma escassez de azeite bem como a necessidade de políticas de apoio a produção, considerando o enorme potencial ao nível da procura externa.

Pergunto à Comissão Europeia, que medidas pensa implementar no sentido de apoiar e dinamizar o setor da produção de azeite, ajudando assim os países do sul a retomar a via do crescimento económico.

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu