Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Medidas adicionais no âmbito da prevenção e combate à pandemia de COVID-19 (III)

As medidas de apoio aos Estados-Membros, anunciadas pela Comissão Europeia, no âmbito do combate à pandemia de COVID-19, são de alcance e escopo limitados, estando aquém do possível e necessário.

Ademais, os pedidos de ajuda feitos por alguns dos países mais afectados, com destaque para a Itália, no âmbito do mecanismo europeu de proteção civil, esbarraram na indiferença ou na indisponibilidade de outros Estados-Membros que poderiam ajudar mas que não o fizeram.

Neste contexto, assume particular importância a disponibilidade de países como a China para fornecer material e pessoal médico, que escasseiam, além da partilha de conhecimentos e experiência própria no combate à epidemia de COVID-19. Tal vem sublinhar a importância da cooperação internacional e da solidariedade internacional neste domínio.

Pergunto à Comissão Europeia:

- Que diligências efectuou e pensa efectuar para reforçar a cooperação com outros países, nomeadamente a China, tendo em vista a partilha de conhecimentos e de boas práticas de prevenção e combate ao COVID-19?

- Está disponível para propor a anulação imediata de sanções aplicadas a países terceiros afectados pela pandemia?

- Tem conhecimento dos resultados práticos positivos do antiviral produzido por Cuba e estabeleceu algum contacto com este país tendo em vista a colaboração neste campo?

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu