As doenças cardiovasculares, consideradas com a epidemia do século XXI estão fortemente associadas a erros alimentares e reduzida actividade física, com particular destaque nas camaradas mais jovens. Em Outubro 2007, a Comissão Europeia adoptou uma estratégia 2008-2013 ("Togehther for Health") à qual se segui a publicação de um livro branco sobre uma estratégia europeia para a nutrição, excesso de peso e obesidade. A redução do consumo de sal, açúcar e gorduras saturadas forma então consideradas como eixos prioritários.
O mercado livre, em vez de promover hábitos saudáveis incute nos jovens o consumo de alimentos desadequados, comprometendo a sua saúde. A título de exemplo, a European Hearth Network denuncia que os recursos do Programa Nacional de Nutrição Francês equivalem a apenas 0,5% dos orçamentos publicitários da indústria de alimentos daquele país.
Pergunto à Comissão Europeia se está disponível para contribuir para a limitação da promoção comercial (marketing) de alimentos (sólidos ou bebidas) ricos em gordura, açúcar ou sal, designadamente nos horários de televisão mais vistos pelas camadas etárias mais jovens ou em locais maioritariamente frequentados por crianças e jovens.