Nota do Gabinete de Imprensa da DORP do PCP

Manuel Loff assume mandato de deputado

Na base da consideração da organização da sua vida, Diana Ferreira, deputada do Grupo  Parlamentar do PCP na Assembleia da República, terminada a licença de maternidade,  período em que está a ser substituída por Alfredo Maia, não reassumirá o mandato.

A partir do início de Março e até final da actual Sessão Legislativa, em Setembro de 2023,  será substituída por Manuel Loff, candidato independente proposto pelo PCP na lista da  CDU pelo círculo eleitoral do Porto à Assembleia da República.

Manuel Loff tem 57 anos e é historiador e professor universitário. Nos anos 80, foi  dirigente de movimentos estudantis que contestaram os governos de Cavaco Silva. Desde  há cerca de 30 anos que se tem empenhado na defesa do Ensino Superior Público e de  uma política de Ciência que dignifique o trabalho dos investigadores e o seu contributo  efetivo para o desenvolvimento do país. Enquanto historiador, é autor e co-autor de  obras centradas no estudo do fascismo, do colonialismo, da resistência e da Revolução  portuguesa, coordenando, participando e orientando muitos projetos de investigação  nesta área. Nesse âmbito, tem participado num esforço coletivo, à escala nacional e  internacional, de denúncia das campanhas de revisionismo histórico contra a memória da construção da democracia e o papel da resistência antifascista e anticolonial.

• Porto