Pergunta ao Governo N.º 197/XII/1

Más condições das instalações da Extensão de Saúde de Alhos Vedros, no Concelho da Moita, Distrito de Setúbal

A Extensão de Saúde de Alhos Vedros tem muitas dificuldades de funcionamento, com grandes prejuízos para a população. As instalações estão muito degradadas, e não respondem às necessidades de prestação de cuidados de saúde à população necessitando urgentemente de uma intervenção de requalificação.
O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português teve conhecimento que está previsto a realização de obras na Extensão de Saúde, a partir de Setembro deste ano, programadas para duas fases, de modo a permitir o funcionamento do serviço neste período.
Para além das más condições das actuais instalações, acresce ainda o elevado número de utentes sem médico de família, decorrente da carência de médicos. Também na Extensão de Saúde de Alhos Vedros têm saído médicos para o sector privado, devido às políticas dos Governos de retirada de direitos e de não dignificação e valorização dos profissionais.
A Comissão de Utentes de Saúde de Alhos Vedros há muito que têm alertado para os problemas sentidos pela população, e reivindica a requalificação das instalações e o reforço de médicos, para garantir o direito à saúde para todos e a melhoria dos cuidados de saúde prestados.
Ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e em aplicação da alínea d), do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, solicitamos ao Governo, que por intermédio Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1. Em que consiste as obras que serão realizadas na Extensão de Saúde de Alhos Vedros?

2. Qual a programação e calendarização da intervenção prevista?

3. Qual o investimento previsto?
4. Como vai funcionar a Extensão de Saúde de Alhos Vedros neste período de obras?

5. Que medidas vai o Governo tomar para resolver a carência de médicos? Quando se concretizará o reforço de médicos?

• Saúde
  • Perguntas ao Governo