Intervenção de

Luta dos professores e educadores e dos mineiros de Aljustrel - Intervenção de Ilda Figueiredo no PE

Em Portugal sucedem-se as lutas de trabalhadores nos mais diversos sectores, a quem manifestamos a nossa solidariedade. Daqui, saudamos a corajosa luta dos professores e a impressionante manifestação do passado dia 8 de Novembro, que juntou, em Lisboa, 120 000 professores e educadores vindos de todos os pontos do País, cerca de 80 % desta classe profissional, a segunda manifestação de grande dimensão no intervalo de seis meses, a que se seguiram outras formas de luta, na afirmação de que estão determinados em prosseguir na defesa da escola pública, na luta pela sua dignidade e pela valorização do seu trabalho, que é fundamental para a formação das jovens gerações, para o desenvolvimento e o progresso de Portugal que tem dos piores índices de formação escolar da União Europeia.

Daqui saudamos também a luta dos trabalhadores das Pirites Alentejanas, em Aljustrel, contra a paralisação da actividade da mina, que a multinacional decidiu suspender apenas meio ano após a sua reabertura, lançando no desemprego mais de 600 pessoas. É urgente que se tomem medidas para impedir que, numa zona carenciada, o desemprego se agrave e o país fique mais pobre.

• Trabalhadores
  • Intervenções