No próximo dia 23 de Março realiza-se, sob os auspícios da Organização Mundial de Saúde, as jornadas mundiais de luta contra a tuberculose. A tuberculose, apesar dos esforços e dos progressos realizados, está longe de estar erradicada. Em 2014, 9,4 milhões de pessoas morreram no mundo de tuberculose, cerca de 70 mil dentro da União Europeia. Não é por acaso de a erradicação da tuberculose consta dos objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
A tuberculose bovina está reconhecida muito justamente como uma zoonose. Esta doença está também bem presente dentro na União Europeia, de tal forma que se verificou em 2014 e 2015 um aumento dos focos de tuberculose bovina em diversos Estados Nacionais. Ao mesmo tempo que se assiste a um recrudescimento da tuberculose bovina, a Europa e os estados nacionais estão confrontados com uma rotura no fortemente da vacina humana contra a tuberculose por parte do único laboratório produtor.
Pergunto à Comissão Europeia como avalia esta situação, se estão previstas medidas específicas relativamente à tuberculose bovina e se é possível, no quadro da revisão orçamental em curso inverter o corte de 10% nas rubricas de combate e erradicação das doenças animais.