No âmbito da discussão com o Parlamento Europeu sobre a entrada do Glifosato para a lista de substâncias activas aprovadas, a Comissão Europeia referiu que existem cerca de 500 produtos que contêm o princípio activo do Glifosato, muitos em formulações. Adiantou ainda ter sido pedido aos Estados-Membros que identificassem esses produtos autorizados no seu mercado, de modo a identificar os produtos mais utilizados e as substâncias em co-formulação, para se proceder a estudos de impacto.
Pergunto à Comissão Europeia:
- Que Estados-Membros enviaram até à data a respectiva lista?
- Têm estas listas em conta o modo de uso, as quantidades médias e as situações específicas em que são utilizados os produtos (ou dispõe a Comissão desta informação por outra via)?
- Que medidas concretas de precaução foram recomendadas aos Estados-Membros em face da informação disponível até à data?