Quem como os aqui subscritores, aqui fica desde já o nosso registo de interesse, utiliza com frequências a linha do norte da CP, fica com a clara noção do potencial desperdiçado nesta importantíssima ligação ferroviária.
Devido a constrangimentos de tráfego, uma vez que nesta linha circulam, além dos comboios regionais, os intercidades, os alfa pendulares, os suburbanos e muitos comboios de transportes de mercadorias, e devido aos constrangimentos da própria linha, o serviço de transporte de passageiros é ineficiente e um desperdício de toda a potencialidade que os comboios alfa pendulares possuem.
Na verdade, estes comboios, que podem circular à velocidade de 220 km/hora, circulam algumas partes da viagem a velocidades de 60/70 km/hora, chegando mesmo a parar.
Assim, apesar da capacidade de fazer a viagem em pouco mais de uma hora e meia, estes comboios e este serviço da CP apenas garante viagens, Porto -Lisboa, com 2 horas e 45 minutos de viagem.
Importa referir que esta linha, e nomeadamente a viagem Braga-Porto-Lisboa, tem uma elevada taxa de ocupação, chegando mesmo a esgotar, pelo que existe " mercado" e possibilidades de aumentar o número de utentes desta linha.
Na verdade, com o aumento do custo dos transportes rodoviários, o transporte ferroviário é competitivo, pelo que a melhoria da oferta, tempo de viagem e frequência, possibilitaria o aumento do número de passageiros transportados.
Assim, ao abrigo da alínea d) do artigo 156º da Constituição e nos termos e para os efeitos do 229º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Ministério da Economia e do Emprego o seguinte:
1.Que investimentos pretende este Ministério fazer para melhorar a oferta, nomeadamente o tempo de viagem, para os utentes desta linha?
2.Tendo em conta a possibilidade de os comboios alfa pendulares poderem circular a 220km/hora, que medidas vai este ministério tomar para utilizar toda a potencialidade que estes comboios oferecem?
3.Entende este ministério aceitável que o tempo de viagem entre Porto e Lisboa subsista nas duas horas e quarenta e cinco minutos?
4.Tendo em conta o potencial e previsível crescimento da utilização deste meio de transporte e tendo em conta que a procura aumenta em função de uma oferta eficiente, competitiva e eficaz relativamente a outros meios de transportes, que investimentos pretende este Ministério fazer no curto, médio e longo prazo?
5.Está ou não este Ministério a considerar a construção de uma nova linha que responda ao problema do esgotamento da atual linha do norte e possibilite a circulação dos alfa pendulares a velocidades perto dos 220 km/ hora?