Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Jornada «Em defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores, contra a exploração – Não às imposições da União Europeia» 4 a 7 de Maio

A chamada Cimeira Social, que se realiza nos dias 7 e 8 de Maio, no Porto, tem lugar num momento em que a União Europeia (UE) continua a debater-se com uma profunda crise, em resultado das suas políticas e imposições – nomeadamente no quadro do Euro – que, em função dos interesses das suas grandes potências e dos grupos económicos e financeiros, promovem a concentração e a centralização da riqueza e são responsáveis por desigualdades sociais e assimetrias de desenvolvimento entre países.

Políticas da UE que têm promovido o ataque aos direitos laborais e a outros direitos sociais, procurando impor mais gravosos patamares de exploração, de precariedade, de degradação das condições de vida, de empobrecimento. A mesma UE que não só não dá uma resposta adequada à situação de pandemia e às suas consequências sociais e económicas, como a utiliza como pretexto para impor novos retrocessos sociais.

O PCP considera que a realização da chamada Cimeira Social deve constituir um momento para afirmar a necessidade de romper com as políticas de intensificação da exploração e de agravamento das desigualdades sociais promovidas pela UE.

Neste sentido, o Partido Comunista Português promove, de 4 a 7 de Maio, uma Jornada sob o lema «Em defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores, contra a exploração – Não às imposições da União Europeia», com a realização de dezenas de iniciativas – conferências, audições, encontros e visitas –, nos distritos de Braga, Bragança, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.

Destacam-se a Sessão «O trabalho e os trabalhadores: Garantir os direitos – combater a exploração e a manipulação», que se realiza amanhã, dia 4 de Maio, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, e a Conferência «Direitos Sociais e trabalho com direitos», que se realiza no dia 7 de Maio, no Centro de Trabalho da Boavista, no Porto, que contarão com a participação de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP.

O PCP apela ainda à participação na Acção Nacional de Luta da CGTP-IN «Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos, afirmar a soberania, lutar pelos direitos, mais emprego, produção nacional, salários e serviços públicos», que terá lugar no dia 8 de Maio, no Porto.

Programa da Jornada «Em defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores, contra a exploração – Não às imposições da União Europeia»

4 de Maio

Lisboa

• 18h00 – Sessão «O trabalho e os trabalhadores: Garantir os direitos – combater a exploração e a manipulação», Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, com a participação de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP e de João Ferreira, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e deputado do PCP no Parlamento Europeu