Já chega de promessas ! Abaixo-assinado dirigido ao Governo português

8 de Outubro de 2002

Já chega de promessas !

Passados mais de 6 meses, após a formação do Governo PSD – CDS/PP, os emigrantes constatam, mais uma vez, que os compromissos feitos em campanha eleitoral não passam de promessas logo esquecidas após eleições. Os governos sucedem-se, os problemas continuam sem solução, nalguns casos agravam-se.

Os abaixo-assinados exigem do Governo a tomada de medidas concretas que visem:

1. A aplicação de um programa de expansão da língua e cultura portuguesas (desenvolvimento de cursos de português, acções dirigidas aos jovens lusodescendentes, apoio ao movimento associativo, desenvolvimento de iniciativas através da RTPi e RDPi e internet).

2. A concretização de um plano de apoio e reforço consular (que no imediato suspenda o despedimento de pessoal contratado e trave as ameaças de encerramento de postos consulares, na sequência do que já aconteceu com as delegações em Portugal da Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas).

3. As alterações à lei 9/2002 para consagração do tempo de prestação do serviço militar para efeitos de reforma (com vista a por termo às discriminações que atingem os emigrantes).

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Central