Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Investimentos de fundos de pensões europeus em empresas com actividade nos colonatos israelitas

De acordo com um relatório da Organização Não-Governamental DanWatch, os cinco maiores fundos de pensões europeus (Noruega, Holanda, Suécia e Dinamarca) têm um total de 7,5 mil milhões de euros investidos em 36 empresas com actividades nos colonatos israelitas ilegalmente construídos nos territórios palestinianos ocupados.
O relatório refere que estes investimentos contrariam as orientações internacionais vigentes, designadamente as da ONU e de vários Estados, sobre actividades que beneficiam os colonatos.
O relatório aborda apenas a situação dos cinco maiores fundos de pensões, não se debruçando sobre os investimentos feitos por outros fundos de investimento e bancos europeus.

Em face do exposto, solicito à Comissão Europeia que me informe sobre o seguinte:
- Tendo presentes as medidas adoptadas pela UE face aos investimentos feitos nos colonatos, que avaliação faz do referido relatório e que medidas foram tomadas na sequência do conhecimento do seu conteúdo?
- De que informações dispõe relativamente às situações não abordadas neste relatório, de outros fundos de pensões e de bancos europeus? No caso de não dispor destas informações, que diligências pensa efectuar para as obter?

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu