Pergunta Escrita à Comissão Europeia no Parlamento Europeu

Invasão do espaço aéreo sírio pela força aérea israelita

No passado dia 17 de Março aviões israelitas invadiram espaço aéreo sírio. Face à violação do espaço aéreo, as Forças Armadas Sírias activaram as suas defesas anti-aéreas. O governo israelita através do seu Ministro da Defesa Avigdor Lieberman admitiu a violação do espaço aéreo sírio sobre o pretexto de combate ao Hezbollah, sublinhando o “direito” de Israel a essa violação e deixando a ameaça de destruição do sistema de defesa anti-aéreo sírio caso defendam a integridade do seu território contra a aviação israelita. Ameaças proferidas um dia depois do Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ter afirmado a intenção de Israel prosseguir com acções militares contra o Hezbollah em território sírio.
Esta violação do espaço aéreo sírio por parte da aviação israelita representa uma clara agressão e ameaça à paz e à estabilidade numa região já de si extremamente devastada pela guerra.
Pergunto ao Conselho:
- se tem conhecimento desta realidade e como avalia esta prática de violação de espaço aéreo Sírio pela força aérea israelita?
- emitiu ou emitirá alguma posição crítica a esta agressão de Israel sobre a Síria?
- no quadro do Conselho Europeu, dos Estados-Membro que o compõem e das relações bilaterais que existem com aqueles dois países, estão a ser tomadas algumas medidas que desencorajem tais práticas?

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu