Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Invasão do espaço aéreo sírio pela força aérea israelita

No passado dia 17 de Março aviões israelitas invadiram espaço aéreo sírio. Face à violação do espaço aéreo, as Forças Armadas Sírias activaram as suas defesas anti-aéreas. O governo israelita através do seu Ministro da Defesa Avigdor Lieberman admitiu a violação do espaço aéreo sírio sobre o pretexto de combate ao Hezbollah, sublinhando o “direito” de Israel a essa violação e deixando a ameaça de destruição do sistema de defesa anti-aéreo sírio caso defendam a integridade do seu território contra a aviação israelita. Ameaças proferidas um dia depois do Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ter afirmado a intenção de Israel prosseguir com acções militares contra o Hezbollah em território sírio.
Esta violação do espaço aéreo sírio por parte da aviação israelita representa uma clara agressão e ameaça à paz e à estabilidade numa região já de si extremamente devastada pela guerra.
Pergunto ao Conselho:
- se tem conhecimento desta realidade e como avalia esta prática de violação de espaço aéreo Sírio pela força aérea israelita?
- emitiu ou emitirá alguma posição crítica a esta agressão de Israel sobre a Síria?
- no quadro do Conselho Europeu, dos Estados-Membro que o compõem e das relações bilaterais que existem com aqueles dois países, estão a ser tomadas algumas medidas que desencorajem tais práticas?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu