Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Intervenção no porto de pesca de Vila Praia de Âncora e projecto da associação de pescadores local

Numa visita recente ao porto de pesca de Vila Praia de Âncora, no distrito de Viana do Castelo, constatei as enormes dificuldades de operação, decorrentes do recorrente assoreamento do porto e de uma configuração dos respectivos molhes que não evita sérios problemas de segurança na entrada e saída das embarcações. A realização de dragagens de manutenção e de um estudo de reconfiguração dos molhes constitui uma velha aspiração dos pescadores locais, tendo em vista a melhoria das condições de segurança.

Na referida visita, a Associação de Pescadores deu-me ainda conta de um projecto antigo, submetido para financiamento do Fundo Europeu das Pescas, tendo em vista a melhoria das respectivas instalações e envolvendo câmaras de congelação, máquinas de gelo, informatização, áreas de formação e processos de certificação de pescado. Todavia, a possibilidade de concretização do projecto gorou-se por falta de financiamento próprio.

Pergunto:
Que financiamentos da UE poderão apoiar a realização das necessárias dragagens de manutenção e do estudo de reconfiguração dos molhes, almejados pelos pescadores locais?

Em face de uma eventual recuperação do projecto mencionado, que não chegou a ser concretizado, e nova submissão para financiamento pelo FEAMP, quais seriam as condições associadas do ponto de vista dos apoios prestados e do esforço próprio da Associação?

• União Europeia
  • Perguntas