Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Intempéries na Madeira

Nos passados dias 24 e 25 de Dezembro, as freguesias de Boaventura e Ponta Delgada, do concelho de São Vicente, e a freguesia do Arco de São Jorge, do concelho de Santana, bem como outras regiões da ilha da Madeira foram fustigadas por intempéries com prejuízos ainda por apurar.

A chuva intensa, para além de ter causado inundações, o transbordo de ribeiras e de córregos e de muitas outras linhas de água, provocou derrocadas e prejuízos em bens, imóveis privados e em áreas públicas. Devido ao grande caudal da água, à torrente de lamas e de pedras, algumas localidades ficaram completamente isoladas e sem meios de comunicação.

A principal preocupação agora será preparar a mobilização dos meios necessários à reposição das condições de vida social e económica das populações, acautelando a respectiva segurança de pessoas e bens.

Pergunto se pode ser dado algum apoio financeiro extraordinário para concretizar as acções e intervenções essenciais à recuperação das infraestruturas e bens públicos danificados nas zonas sinistradas, já que se estima que os custos serão avultados.

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu