Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Insuficiência de meios nos Bombeiros

Os Bombeiros são a mais importante organização de protecção e socorro em alguns Estados-Membros e assumem um papel central no Sistema de Protecção Civil. Para além da actividade de protecção e socorro, desenvolvem ainda um conjunto muito diversificado de actividades associativas no campo do desporto, da cultura, do convívio e na prestação de serviços.

O combate ao surto epidémico evidenciou o seu papel essencial no auxílio às populações mas também as suas insuficiências, fruto de anos de subfinanciamento e de desinvestimento.

Em Portugal, a principal fonte de financiamento dos Bombeiros vem do transportes de doentes não urgentes que, no contexto da Covid-19, teve uma quebra brutal (entre 40 e 90%), agravada pelo aumento de despesas como consumíveis e Equipamentos de protecção individual, o que significa que, em breve, não haverá dinheiro para pagar salários.

Para além disso, a insuficiência de recursos materiais, equipamentos e infraestruturas de emergência ficou demonstrada neste cenário de surto de Covid-19, situação ainda mais preocupante por se aproximar a época de incêndios.

Pergunto se estão a ser consideradas medidas adicionais da UE de apoio a estas instituições e, caso os EM estejam dispostos a fazer os investimentos necessários, se esta despesa pode ser excluída para efeitos do défice

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu