Intervenção de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Instrumentalização da justiça para fins de repressão na Nicarágua

O Parlamento Europeu continua a sua política de completo seguidismo da estratégia ingerencista e desestabilizadora dos EUA em toda a América Latina.
Esta nova resolução contra a Nicarágua e o seu povo é mais uma demonstração de como este Parlamento não hesita em deturpar os factos, para cobrir uma inaceitável política que afronta os princípios da Carta das Nações Unidas e o direito internacional.
Daqui repudiamos toda e qualquer interferência externa na República da Nicarágua, a contínua desestabilização e tentativa dos EUA, com o apoio da UE, de imporem o seu domínio económico e político sobre este país.
Instamos por isso ao fim desta política de ingerência, incluindo das medidas coercivas e unilaterais impostas à margem das Nações Unidas que visam obstaculizar o desenvolvimento económico da Nicarágua e atingir as condições de vida do povo nicaraguense.
Afirmamos a nossa solidariedade com a Nicarágua e o seu povo, na luta em defesa da sua soberania e independência, do direito a decidir o seu próprio caminho de desenvolvimento, livre de pressões e ingerências externas, em defesa e no prosseguimento da Revolução Sandinista, do seu desenvolvimento e progresso social.

• União Europeia
  • Intervenções