Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT)

A Estratégia UE2020, com o peso dos objectivos e medidas que têm conduzido à flexibilidade das relações laborais, aumentando e facilitando despedimentos, entre outros objectivos políticos para os quais a sua agenda tem concentrado energias, atribui um papel de relevo ao Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia por considerar que este pode dar um contributo positivo para o seu lema emblemático: crescimento inteligente, sustentável e inclusivo. A criação do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, procura concretizar os objectivos do programa Horizonte 2020, através da integração do triângulo do conhecimento constituído pelo ensino superior, pela investigação, e pela inovação. São muitas as críticas que tecemos relativamente ao programa em causa, dadas as ligações que estabelece entre o financiamento das estruturas que desenvolvem a investigação e os interesses económicos e da indústria, com a clara canalização preferencial de fundos públicos para o sector privado em detrimento da investigação pública. A nossa posição relativamente à criação do Instituto Europeu de Tecnologia, aquando da aprovação do regulamento em 2008, foi muito crítica, aliás, na sequência da posição assumida por diversas organizações de investigação. Pelo exposto, o voto de abstenção nesta quitação.

• União Europeia
  • Declarações de Voto