Pergunta ao Governo N.º 624/XII/3

Incumprimento dos direitos dos trabalhadores nos estabelecimentos de saúde do Serviço Nacional de Saúde, no Distrito de Setúbal

Incumprimento dos direitos dos trabalhadores nos estabelecimentos de saúde do Serviço Nacional de Saúde, no Distrito de Setúbal

Tivemos conhecimento através do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, dos constantes atropelos e incumprimentos dos direitos dos trabalhadores em diversos estabelecimentos de saúde no Distrito de setúbal.
Há constantes alterações dos horários de trabalho dos assistentes técnicos e assistentes operacionais no Centro Hospitalar Barreiro/Montijo e no Centro Hospitalar de Setúbal. São alterações unilaterais do horário de trabalho e muitas vezes informam o trabalhador, fora do prazo previsto na lei.
No Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Arco Ribeirinho Sul, devido à carência de profissionais de saúde, recorrem à mobilidade geográfica, impondo ao trabalhador que desempenhe funções em diversas unidades de saúde que integram o ACES. Ou seja, um assistente técnico pode em três dias, desempenhar funções, em três unidades de saúde diferentes.
Estas situações demonstram o desrespeito pelos direitos dos trabalhadores. Praticamente “põem e dispõem” da vida dos trabalhadores, ignorando que os trabalhadores têm compromissos pessoais e familiares.
Ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicitamos ao Governo que por intermédio do Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1 – O Governo tem conhecimento que há estabelecimentos de saúde que não cumprem os direitos dos trabalhadores?
2 – Que medidas pretende tomar para garantir o cumprimento dos direitos dos trabalhadores?

  • Saúde
  • Assembleia da República