Declaração de voto de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Incentivos ao envolvimento dos accionistas a longo prazo e governo das sociedades

O relatório em análise respeita à Comunicação da Comissão COM(2014)213 final que altera as Directivas 2007/36/CE e 2013/34/UE, e propõe-se melhorar o funcionamento dos mercados financeiros da UE, identificando os seguintes objectivos: aumentar o nível e a qualidade do envolvimento dos proprietários e gestores de activos nas respectivas sociedades participadas; criar uma melhor ligação entre a remuneração e o desempenho dos administradores das sociedades; aumentar a transparência e a supervisão pelos accionistas das transacções com partes relacionadas; garantir a fiabilidade e a qualidade dos pareceres dos consultores em matéria de votação; simplificar a transmissão de informação transfronteiras em toda a cadeia de investimento.
Votámos favoravelmente todas as propostas de alteração que preconizavam mais transparência, identificação dos accionistas, melhor informação, possibilidade de os representantes dos trabalhadores terem o direito de voto relativamente à política de remuneração dos administradores.
Entendemos que os problemas do sector financeiro não se devem ao diminuto envolvimento dos accionistas ou à falta de nível adequado de transparência. Eles são fruto da essência e da lógica do capitalismo, da procura de maior lucro. Por outro lado, eventuais ganhos que decorram da aplicação das normas agora aprovadas, não servirão para uma redistribuição mais justa da riqueza criada mas antes para aumentar a fortuna dos senhores do dinheiro. Votámos contra.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu