Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Incêndios florestais em Portugal: zona industrial de Oliveira de Frades

Os incêndios de 15 e 16 de outubro dizimaram áreas significativas do centro e norte de Portugal. Além das trágicas perdas de vidas humanas e da destruição da fauna, flora, explorações agrícolas e de silvicultura que assolaram estas duas regiões, foram igualmente afetados complexos industriais.
A zona industrial de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, ficou praticamente destruída. Vários micro, pequenos e médios empresários, viram os seus equipamentos destruídos. Famílias inteiras que trabalham neste complexo industrial desconhecem o dia de amanhã e a perspectiva de desemprego de longa duração é real face ao nível de destruição na região. São centenas de pessoas cujas vidas ficam em suspenso, números que ascendem a milhares se consideradas as zonas do interior de Portugal afectadas pelos fogos.
Quanto mais tardar a reabilitação desta zona industrial, mais nefastas e gravosas serão as consequências económicas, sociais e demográficas para Oliveira de Frades. O mesmo é válido para outras áreas do país.

Solicito à CE informação detalhada sobre que verbas, fundos e programas podem ser utilizados no apoio à reabilitação desta zona industrial de Oliveira de Frades, e auxílio às 25 empresas e aos 500 trabalhadores diretamente afetados e quais as condições para a sua mobilização, e como pode replicar-se esse apoio a outras áreas afectadas.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu