Declaração de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP

Inauguração popular no Museu Nacional Resistência e Liberdade

Nós estamos aqui a comemorar hoje uma data extraordinária. Faz hoje 50 anos que os presos políticos que estavam aqui neste forte, que o fascismo transformou em prisão, foram libertados.

Estamos aqui exatamente a afirmar com esta gente toda, com esta multidão, no seguimento daquela grandiosa acção daquelas comemorações populares do 25 de Abril na passada quinta feira, a comemorar exatamente isso, o fim do fascismo, o fim das prisões, o fim dum regime odioso, dum regime fascista, não foi um regime conservador, não foi um regime autoritário só, foi isso tudo mas foi um regime fascista, utilizava este forte neste caso como um dos símbolos maiores da sua forma de estar, de prender, de matar, de repressão.

Essa é a grande questão. Juntos derrubámos o fascismo, juntos libertámos os homens e mulheres destas prisões, como é o caso de Peniche, que hoje inaugura, depois de uma luta muito persistente, muito dura, com muitos democratas, com um papel naturalmente determinante do PCP também na constituição do Museu Nacional da Resistência e Liberdade, que hoje se inaugurou.