Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Inês Zuber no Parlamento Europeu

Impacto ambiental da actividade da Savinor

A Savinor é uma empresa, sediada no concelho da Trofa, cuja actividade se centra na transformação de produtos de origem animal, empregando mais de 200 trabalhadores.

Por razões inerentes à sua actividade, ao longo dos tempos tem estado confrontada com as consequências da emissão de odores dos produtos que recebe para transformação.

A actual administração da empresa tem procedido a diversos investimentos com vista à redução dos impactos da sua actividade no plano ambiental e das consequências da emissão de odores na qualidade de vida da população.

As intervenções em curso têm sido acompanhadas por diversas entidades oficiais, designadamente a Câmara Municipal da Trofa e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, e estão orçamentadas em 4,5 milhões de euros.
Ao que conseguimos apurar, estes investimentos têm sido realizados sem qualquer financiamento do Governo Português ou da União Europeia.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:
1. Conhece a Comissão Europeia a situação da empresa e os impactos ambientais da sua actividade?
2. Que programas de apoio e/ou linhas de crédito existem no plano comunitário para apoio à intervenção em curso com vista à redução dos impactos da actividade da Savinor no ambiente e na qualidade de vida da comunidade envolvente?

>
  • Ambiente
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu