Pergunta Escrita à Vice-Presidente / Alta Representante no Parlamento Europeu

Genocídio no Burundi

O Burundi atravessa hoje um período dramático. Depois de uma guerra civil que ceifou a vida a mais de 300 000 pessoas entre 1993 e 2006, a violência regressou às margens do lago Tanganyika, com relatos recentes que deixam antever mais um genocídio em larga escala, na sequência do conflito que se iniciou com a eleição do actual presidente para um terceiro mandato altamente contestado.

De acordo com um relatório recente da Federação Internacional dos Direitos do Homem (Fidh), mais de 310 mil cidadãos do Burundi deixaram o país desde Abril 2015, procurando refúgio em países vizinhos tais como a Tanzânia, a RPC, o Ruanda entre outros. O mesmo relatório denuncia a existência de mais de 8 mil presos políticos e mais de mil execuções sumárias às quais se juntam centenas de desaparecidos. Estes dados são confirmados por outros documentos da ONU que têm vindo a alertar para a forte possibilidade de mais uma matança em larga escala.

Pergunto à Alta Representante que avaliação faz da situação do Burundi e o que medidas políticas e diplomáticas estão a ser ponderadas para impedir o reacender de mais uma guerra civil de consequências humanitárias desastrosas para as populações martirizadas por décadas de instabilidade.

  • União Europeia
  • Perguntas e Propostas
  • Parlamento Europeu