Pergunta ao Governo N.º 1682/XI/2

Futuro do edifício da antiga estação ferroviária da Trofa

Futuro do edifício da antiga estação ferroviária da Trofa

Desde que se foi construída e entrou em funcionamento a variante da linha ferroviária na Trofa, o edifício onde estava instalada a antiga estação foi literalmente abandonado pela REFER, atingindo rapidamente uma situação intolerável de degradação que constitui um foco de insalubridade e de patente insegurança pública.
Para além desta inusitada questão, resta ainda saber o que vai acontecer com o futuro deste edifício, cujas características patrimoniais parecem recomendar a respectiva preservação e reutilização futura. Por outro lado, sabe-se que neste antigo canal ferroviário estava prevista a passagem da linha do metro que deveria já estar em construção, não fora uma decisão do actual Governo que mandou suspender a obra e adiá-la sem qualquer data fixa, havendo mesmo quem diga que nunca mais será construída esta linha do metro, facto que constitui uma verdadeira ofensa à população deste Concelho, o qual, infelizmente, nem sequer mereceu da parte das autoridades municipais qualquer atitude clara de repúdio e de mobilização dos trofenses.
Certo é também que, no projecto da linha do metro que estava já em fase de adjudicação, não estava, ao que sabemos, prevista a transformação da antiga estação ferroviária em estação do metro. Se esta linha do metro vier algum dia a ser efectivamente construída, essa possibilidade é uma hipótese bem credível já que é previsível que a afluência de pessoas e de serviços naquele local possa crescer exponencialmente se se vier a concretizar que, nas proximidades daquele local, possam vir a ser construídas as futuras instalações dos Paços do Concelho da Trofa.

Face a tudo o que fica descrito, importa que, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, o Governo, através do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, responda às seguintes perguntas:
1. O que estão, a REFER e o Governo, a prever como futura utilização do edifício da antiga estação ferroviária da Trofa?
2. Está prevista a sua cedência ao metro do Porto para a sua futura transformação em estação do metro? Ou não está nos horizontes do Governo construir no futuro esta linha do metro?
3. Ou está prevista a sua cedência ao Município para a sua reutilização para fins municipais?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Assembleia da República