Pergunta ao Governo

Funcionamento da Unidade de Internamento de Curta Duração do Hospital Garcia de Orta – Distrito de Setúbal

Foi comunicado ao Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português preocupação com o funcionamento da Unidade de Internamento de Curta Duração do Hospital Garcia de Orta, situada exactamente por cima do Serviço de Urgência.
Segundo as informações que nos transmitiram, na Unidade de Internamento de Curta Duração há um número muito elevado de macas por todo o serviço, onde os doentes podem permanecer durante dias, sem que sejam internados. Pretende-se transmitir uma ideia de melhoramento do funcionamento das urgências do Hospital, quando na prática o que sucedeu foi uma mudança do local dos doentes, deixando somente de estar visível. Esta alteração só por si não significou uma melhoria dos cuidados de saúde prestados.
Na Urgência Geral é permitido o acompanhamento do doente por um familiar, 24 horas por dia, enquanto na Unidade de Internamento de Curta Duração só é permitida a presença de um familiar na hora de visitas.
Ao abrigo do disposto na alínea d) do Artigo 156.º da Constituição da República Portuguesa e em aplicação da alínea d), do n.º 1 do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, solicitamos ao Governo, que por intermédio Ministério da Saúde, nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:
1. O Governo tem conhecimento da situação em que se encontram os doentes na Unidade de Internamento de Curta Duração?
2. A construção do Hospital no Seixal contribuirá para melhorar o funcionamento das urgências do Hospital Garcia de Orta. Que medidas pretende o Governo tomar para assegurar aos utentes a prestação dos cuidados de saúde com qualidade e eficácia?

• Saúde
  • Perguntas ao Governo