Pergunta ao Governo N.º 2945/XII/1

Fornecimento de água de Alqueva à Barragem do Roxo

Fornecimento de água de Alqueva à Barragem do Roxo

Em reunião do Grupo Parlamentar do PCP com a Associação de Beneficiários do Roxo, a direção desta entidade manifestou preocupação com os preços da água a fornecer pela EDIA à barragem do Roxo. Segundo a associação, esta irá pagar a água à EDIA a 0, 045€/m3. Tendo
em conta aquilo que são os compromissos com o fornecimento de água para a agricultura, os 3 milhões de m3 para manutenção do caudal ecológico e de 4 milhões para abastecimento humano, já sem contar com as perdas naturais, o preço da água a cobrar ao agricultores pode
ser tão elevado que inviabilize a exploração agrícola. A venda da água à associação é feita a uma valor acima daquele a que esta a vende aos seus associados.
Outra questão que não é clara é se a Associação de Beneficiários do Roxo também beneficiará da redução do preço da água e cujo aumento progressivo ocorrerá até 2017.
Posto isto, e com base nos termos regimentais aplicáveis, vimos por este meio e com carácter de urgência, perguntar ao Governo, através do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, o seguinte:
1. Em que condições a EDIA venderá água à Associação de Beneficiários do Roxo?
2. A Associação de Beneficiários do Roxo terá um regime diferenciado na compra de água ou será tratada como os restantes consumidores?

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Assembleia da República